Os condomínios residenciais, espaços destinados a proporcionar qualidade de vida aos seus moradores, estão cada vez mais sujeitos a uma crescente preocupação. Seja através de serviços fraudulentos, funcionários fantasmas ou desvio de caixa, os golpes em condomínios são uma ameaça constante.

Essa situação exige uma conscientização coletiva e medidas preventivas para preservar a segurança e a harmonia nesses espaços compartilhados. Portanto, confira a seguir algumas dicas essenciais para evitar os diferentes tipos de golpes que podem ocorrer em condomínios.

Dicas para não perder dinheiro com golpes em condomínios

O mercado dos condomínios movimenta cerca R$ 165 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Isso explica por que o segmento tem sido usado por criminosos para colocar em prática táticas fraudulentas.

Nesse sentido, o diretor-geral da Aliança Administradora de Condomínios, Jaime Machado, apresenta dicas importantes de como evitar cair nesses golpes e esquemas em condomínios.

1. Verifique os comprovantes de pagamento do condomínio

No extrato de contas do condomínio, devem constar digitalizados a nota fiscal e o respectivo comprovante de pagamento. De acordo com o diretor-geral, a falta dos comprovantes pode significar que o condomínio está sem verba.

“O atraso no pagamento das contas do condomínio e a falta de apresentação dos efetivos comprovantes podem ser um sinalizador importante tanto da gestão do síndico quando da sua administradora”, alerta.

2. Desconfie da demora para pagamento e prestação de contas

Outro indício de problemas financeiros que podem decorrer de golpes em condomínios é a demora da administradora para informar ou repassar o valor disponível em caixa. Além disso, reclamações frequentes de atrasos nos pagamentos devem ligar o sinal de alerta.

“Se um prestador de serviços passa a reclamar corriqueiramente que seu pagamento tem sido efetuado com atraso, pode ser um alerta para a falta de caixa de uma administradora”, diz Machado.

3. Confira se os documentos estão em dia

Atrasos em pagamentos podem ocorrer eventualmente por excesso de demanda, extravio de e-mails ou outros fatores, conforme o diretor-geral. No entanto, os moradores devem conferir se o extrato de contas da administradora está em dia para evitar golpes em condomínios.

 

Fonte: Seu crédito digital

 

Posts Similares