Vivemos um momento único e sobrevivemos à maior crise da história contemporânea da humanidade. Nossa geração nunca vivenciou uma situação como a pandemia, o isolamento social, a quarentena, a instabilidade financeira e ameaças à economia do mundo.

Passada aquela tempestade, posso afirmar que administrar um condomínio está cada vez mais difícil. O imediatismo em condomínio por parte dos moradores está muito acentuado, e as redes sociais muitas vezes amplificam esse comportamento.

No contexto de um condomínio, lidar com as expectativas dos moradores pode ser especialmente desafiador e desgastante, principalmente quando há limitações financeiras para atender às demandas.

Deparamos-nos com diversas situações. O síndico está conduzindo uma obra emergencial que danificou a tubulação da garagem do prédio, resultando em uma área demarcada, muita sujeira na área comum e falta de água em uma prumada do prédio. Logo após o comunicado a todos os moradores, diversos e-mails chegam com o título: “Aproveitando que você está mexendo na garagem, haverá aumento na largura das vagas?”

Interesses individuais acima do coletivo?

Pior ainda foi no condomínio da minha mãe. Uma obra semelhante, sem rateio, foi realizada. Inúmeros e-mails são enviados, sempre colocando os interesses individuais acima do coletivo. A obra tem cronograma, mas, “quando você terminar, vai fazer isso ou aquilo?” Essa frase é campeã, como se só dependesse da vontade do síndico realizar as obras.

Na minha visão, realizar as manutenções mensais e as obrigatórias no condomínio é fácil. O que é complicado é o tempo demandado para responder questionamentos (muitas vezes provocativos) de moradores testando não só seu conhecimento, mas a paciência também.

Ao longo da minha carreira, concluí que muitos estão passando por algum problema particular ou algo no trabalho e veem no local onde moram o depósito de suas frustrações. Os mais conscientes do seu papel entendem e chamam de aprendizado.

4 medidas para gerenciar o imediatismo em condomínio

Uma comunicação clara e frequente é essencial para promover um ambiente saudável entre o síndico e os moradores. Mas há outras medidas para alcançar isso. Abaixo estão algumas sugestões que selecionei para você:

1. Transparência Financeira

Comunique regularmente sobre o estado das finanças do condomínio. Explique as limitações financeiras e as prioridades de gastos e, principalmente, o que foi aprovado na previsão orçamentária. Isso pode ajudar os moradores a entenderem por que algumas demandas não podem ser atendidas imediatamente.

2. Estabeleça Expectativas Realistas

Desde o início do mandato, deixe claro quais são as responsabilidades do síndico e o que os moradores podem esperar em termos de prazos e resolução de problemas.

3. Canais de Comunicação Eficientes

Forneça diferentes canais de comunicação para os moradores expressarem suas preocupações e sugestões. Isso pode incluir e-mails, grupos de mensagens ou reuniões regulares.

4. Conscientização

Realize campanhas educativas sobre a importância de uma comunicação consciente e da compreensão mútua. Explique como o imediatismo pode afetar negativamente a gestão do condomínio e incentive a paciência e o diálogo construtivo.

Para você que é síndico, cuidado com a sua saúde mental: reconheça o bem-estar emocional. O estresse e as demandas constantes podem afetar sua saúde mental; busque apoio quando necessário para evitar o esgotamento.

Lembre-se: criar um ambiente saudável entre o síndico e os moradores é um esforço contínuo que requer paciência, empatia, colaboração de ambas as partes. A palavra-chave é confiança, e isso leva meses até que o condomínio entenda o processo de como as coisas são feitas.

Rose Brandão: Formada em Administração de Empresas pela FMU. Certificada em Administração de Condomínios pelo Secovi. Atua como Síndica Profissional na empresa Exclusiva Síndico.

Fonte: Sindiconet

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